A origem das rotundas de Viseu

Crédito de foto: http://circuloscitadinos.blogspot.com Desde sempre que Viseu foi uma grande cidade, e bem cedo começou a haver bas...

Crédito de foto: http://circuloscitadinos.blogspot.com


Desde sempre que Viseu foi uma grande cidade, e bem cedo começou a haver bastantes habitantes a circular com carros por ela. Ainda que fossem daqueles carritos pequenitos e que faziam bastante barulho (aos quais agora chamamos de calhambeques), rapidamente começou a haver um crescimento de objectos ambulantes movidos a combustível pela cidade.
O facto é que, como a cidade é bastante grande, foram fazendo cada vez mais cortadas para aqui e para acolá, e em quase todos os sítios, havia um cruzamento. Olhando de cima, quase que poderíamos dizer que seria uma “teia de aranha” a nível de caminhos – estávamos num cruzamento e já poderíamos ver o próximo.
Com a chegada de pessoas de fora, e com a construção de cada vez mais caminhos, as pessoas que ainda não conheciam e consequentemente, levavam algum tempo para perceber para onde era o seu destino, ficavam paradas no cruzamento a ler a informação das placas diferentes, para então decidir para onde iria. Mal ela esperava que, assim que virasse para a sua decisão, teria de parar um pouco mais à frente para decidir novamente para onde teria de cortar.
Assim, vendo que o número de habitantes que se deslocavam de carro começava a aumentar, e começava a haver engarrafamentos a toda a hora devido às paragens nos cruzamentos para reunir informações e decidir o destino, o presidente da câmara decidiu pensar numa forma de solucionar a questão.
Após algum tempo de muito se debruçar sobre a questão, lembrou-se de fazer rotundas em cada cruzamento, para impedir que os carros ficassem parados nas entradas, e contornassem a rotunda enquanto liam as placas até finalmente se decidirem e seguissem caminho.
Ainda hoje se pode ver alguns carros a darem múltiplas voltas nas rotundas, mostrando a funcionalidade original que estas tinham.
O que é certo é que as cidades dos arredores foram começando a adaptar a mesma estratégia, em prol de uma melhor circulação rodoviária.


Moral da história? Viseu é uma grande cidade, está sempre na vanguarda, vai ter a muitos sítios e todos os caminhos vão lá ter!


(composição feita para a Dr.ª Soraia!)

You Might Also Like

0 Comments

Having a good time reading? Please leave us a comment below!

My Travel Essentials

My Gear and Travel Essentials

Disclaimer: When making a purchase of any of these products, you will be supporting the blog. As an affiliate member of Amazon Associates Program, I earn comissions for each purchase you make when clicking the products below, at no extra cost to you. Thank you!

Early Access Desktop Image

Early Access Mobile Image

Search by location

Footer Menu




Instagram

Footer social

TERMS AND CONDITIONS
|
PRIVACY POLICY


Name

Email *

Message *